Os extintores de incêndio são equipamentos indispensáveis para qualquer edificação. O seu bom funcionamento é de extrema importância, pois poderá minimizar ou até mesmo evitar uma tragédia. É preciso ter um olhar diferente para o extintor. Quando se pensa nas consequências de um incêndio, é possível estimar o seu valor, sua importância!
Regras de ouro do extintor
Os extintores de incêndio são equipamentos indicados para controlar o princípio do incêndio, ou seja, deve ser utilizado de maneira imediata pela primeira pessoa que perceber o foco inicial;
Providenciar a recarga do extintor sempre que o lacre for violado, o manômetro indicar queda de pressão (ponteiro no vermelho) ou quando a última recarga completar 1 ano;
O tipo de extintor mais adequado e os locais de instalação devem ser dimensionados através de um projeto de segurança contra incêndio por um engenheiro cadastrado no Corpo de Bombeiros.
Inspeção mensal
Conforme a regra de ouro nº 1, é preciso garantir que o extintor esteja preparado para ser usado no momento do aperto. Por isso, é importante a inspeção mensal do equipamento, devendo ser verificado os seguintes quesitos:
Se o lacre da trava está íntegro;
Se o ponteiro do manômetro aponta para o verde;
Se o bico da mangueira não está obstruído;
Se o selo do Inmetro está íntegro e dentro da data de validade da última recarga;
Se a carcaça do extintor não foi danificada ou amassada;
Se o suporte do extintor está bem afixado na parede;
Se a placa de sinalização encontra-se afixada acima do extintor;
Se há espaço livre de 1 m² abaixo do extintor.
Quem deve operar o extintor?
Qualquer pessoa que percebeu o principio de um incêndio deverá utilizar o extintor. Entretanto, terá mais eficácia no combate aquele que já recebeu algum treinamento de brigada de incêndio. Por isso, uma recomendação importante é aproveitar os extintores vencidos para treinamentos práticos de operação e, logo em seguida, encaminhá-los para a recarga.
Como utilizar o extintor?
Ao perceber uma condição de fogo (principio de incêndio), a primeira pessoa que percebe o perigo deverá realizar os seguintes passos:
Retirar o extintor do suporte na parede e transportá-lo de forma segura e rápida até uma distância adequada do foco;
Girar e puxar o pino de segurança (trava), de forma que o lacre também seja rompido;
Empunhar a mangueira com firmeza e direcionar para a base do fogo;
Pressionar a alavanca (aste de superior do gatilho), então o agente extintor será projetado em direção ao fogo;
Manter o disparo até ter certeza que o fogo foi extinto.